top of page

O Projeto

 

Anísio Teixeira, a inspiração...

         Em 1932, Anísio Teixeira foi um dos signatários de um dos documentos mais importantes da história da educação no Brasil, o "Manifesto dos Pioneiros". O Manifesto defendia uma educação pública, gratuita, mista, laica e obrigatória, possibilitando a concretização do direito biológico à educação.

     Anísio Teixeira apostava na educação para benefício e desenvolvimento de todos os indivíduos, voltada para a democracia e a liberdade de oportunidades. Criou o sistema educacional "Escola Parque" onde as escolas, além do currículo básico, propõem o acesso a aprendizagens sobre trabalho e à cultura ampla da humanidade, desenvolvendo o senso de responsabilidade, de ação prática e de criatividade, além da visão e percepção holística sobre educação.

           A primeira unidade da "Escola Parque" de Anísio Teixeira foi instalada na Bahia, em Salvador, onde funciona até hoje com o nome de "Centro Educacional Carneiro Ribeiro", reconhecida pela Unesco como modelo educacional. Em 1957, Anísio Teixeira elaborou o plano de sistema escolar de Brasília, onde instalou várias outras unidades da Escola Parque, destinadas ao ensino de Artes Visuais, Música, Teatro, Literatura, Dança e Educação Física, atendendo aos alunos das escolas públicas regulares, conveniadas ou tributárias de toda a cidade, como forma de complementação  aos conteúdos aplicados no currículo oficial, precisamente como funciona, hoje, a Escola Parque 210 Sul. 

             Entendemos que "Escola Parque" não é apenas um nome, mas um conceito complexo e profundo, uma filosofia de Educação. Neste início de século, certamente Anísio acompanharia com entusiasmo as modificações necessárias para a formação das novas gerações e conclamaria todos ao estudo, à discussão e às novas práticas, como sempre fez seu espírito inquieto.

bottom of page